11 de março de 2010

Apresentação deste Blog

Com minha pesquisa comprovei que o número de idosos está aumentando a cada ano no Brasil e no mundo, esses idosos passam a fazer parte de um novo cenário, no qual a inatividade e os aspectos negativos do envelhecimento estão sendo substituídos por uma busca de novas alternativas de inserção social, atividades e oportunidades de aprendizagem.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada sob o título “Síntese de Indicadores Sociais – 2002” revelam que a proporção de idosos cresceu de 6,1%, em 1980, para 7,3%, em 1991 e chegou a 8,5%, em 2002. Estimativas apontam que, no ano de 2020, enquanto as crianças e jovens continuarão reduzindo sua participação na estrutura populacional (23,3%), a dos idosos manterá a tendência de aumento (12,6%), ou seja, um incremento relativo de 47% nos próximos 20 anos. Este quadro vem ocorrendo em todas as regiões e estados brasileiros, sendo processo mais acentuado no sudeste e sul do Brasil; com ele surge a necessidade de um novo foco educativo com características próprias.
 Este blog tem a finalidade de discutir ideias sobre a importância da educação para mudar o paradigma de velhice, onde através da pesquisa em gerontologia educacional possamos encontrar alternativas de garantir novos conhecimentos acerca do envelhecimento, ela propicia oportunidades de mudanças e de novas aprendizagens cognitivas, atitudinais, afetivas, por parte de quem ensina e por parte de quem aprende. É um processo de ensino-aprendizagem que visa  o envelhecimento ativo da pessoa humana, a preocupação com sua qualidade de vida.



Conto com vocês para me ajudar nas reflexões deste tema tão atual, importante e emergene da nossa sociedade atual

Nenhum comentário: