20 de abril de 2010

Meu pré-projeto do TCC!

Plano de Estudo:










GERONTOLOGIA EDUCACIONAL









A Importância de Atividades Multidisciplinares para a qualidade de vida na terceira idade.






Problema


O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial. E este fato requer uma nova concepção de educação e sociedade para atender esta demanda. Com o envelhecimento aparecem na vida das pessoas o aumento de doenças, de dependência, de perca de autonomia, de diminuição da rede e do suporte social, a perda de papéis sociais, o isolamento, a solidão, a depressão e a falta de sentido para a própria vida. Diante disso, o grande desafio é proporcionar uma re-inserção social e educacional através de atividades multidisciplinares que tenham como finalidade atingir uma sobrevida cada vez maior com qualidade de vida cada vez melhor para a terceira idade. Nesse sentido questionamos:


 De que forma essas atividades multidisciplinares contribuem para uma melhor qualidade de vida na terceira idade?


 Em nossa região, quais os projetos e as atividades multidisciplinares ofertadas à terceira idade? Como acontecem?


 Que resultados alcançam essas pessoas que participam de atividades multidisciplinares?


 Aos que não participam de tais atividades: Qual o motivo de não participarem? Como é ou avaliam sua qualidade de vida? Como ocupam o tempo ocioso? Como se Sentem?


 Quais as expectativas futuras dessas pessoas que participam ou não de atividades multidisciplinares?


 Justificativa


O número de idosos está aumentando a cada ano no Brasil e no mundo, e passam a fazer parte de um novo cenário, no qual a inatividade e os aspectos negativos do envelhecimento estão sendo substituídos por uma busca de novas alternativas de inserção social, atividades e oportunidades de aprendizagem.


Desta forma, o tema envelhecimento antes pertencente aos domínios da geriatria e da gerontologia, começou a ganhar espaços como preocupação em outras áreas do conhecimento, como o da Educação. Pois, sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.


No Brasil, o aumento da expectativa de vida do brasileiro é um fato comprovado pelos censos anuais e a tendência de crescimento da população com mais de 60 deverá alcançar 32 milhões de idosos em 2025, o que nos colocará na sexta posição do ranking mundial de população idosa.


Considerando isto, o Projeto de Conclusão de Curso tem por finalidade investigar a importância da educação - atividades multidisciplinares para mudar o paradigma de velhice. Para que Através da pesquisa em gerontologia educacional e de pesquisa de campo com os idosos possamos encontrar alternativas de garantir novos conhecimentos acerca do envelhecimento, propiciando oportunidades de mudanças e de novas aprendizagens cognitivas, atitudinais, afetivas. É um processo de ensino-aprendizagem que visa o envelhecimento ativo da pessoa humana, uma contribuição à qualidade de vida da pessoa humana.



Objetivo Geral do Trabalho


Investigar a importância de atividades multidisciplinares para a qualidade de vida na terceira idade.


Objetivos Específicos


 Apreender o que gera e o que é Qualidade de Vida;


 Conceituar os aspectos que caracterizam a terceira idade em nossa sociedade;


 Pesquisar o interesse das pessoas na terceira idade em atividades multidisciplinares;


 Entender como as pessoas na terceira idade organizam seu tempo livre, quais são suas perspectivas para o futuro;


 Verificar a importância das atividades multidisciplinares para a terceira idade (entrevista-questionário com os mesmos)


 Investigar projetos que oferecem atividades multidisciplinares para a terceira idade.






 Metodologia


Pesquisa de campo e bibliográfica

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